quarta-feira, 3 de junho de 2015

A caminho de Jericó



"E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto."  (Lucas 10 : 30).

Jerusalémrepresentava e era o lugar da presença de Deus. ("João 4 : 20 - Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar.").

Jericó era um lugar amaldiçoado. (Josué 6:26 - E naquele tempo Josué os esconjurou, dizendo: Maldito diante do SENHOR seja o homem que se levantar e reedificar esta cidade de Jericó; sobre seu primogênito a fundará, e sobre o seu filho mais novo lhe porá as portas).
Esse homem descia de JERUSALÉM para JERICÓ. Notadamente descia do lugar da presença de Deus e ia rumo a um lugar maldito.
Hoje multidões fazem esse mesmo percurso, não literalmente, lógico, mas nas suas escolhas e rumos seguidos.










*Que coisas nos levam a tomar o caminho que desce a Jericó?
·         Desejos puramente carnais – Nossas vontades e desejos são uma das causas que nos fazem enveredar por caminhos que rumam para a morte. E o pior de tudo é que procuramos todo tipo de justificativa a fim de aliviarmos a consciência, sabendo do erro que cometemos. ("Provérbios 16 : 25 - Há um caminho que parece direito ao homem, mas o seu fim são os caminhos da morte." )

·         *Falta de conhecimento – Por não conhecer a verdade muitos perecem. ( Pv. 19:2 - Assim como não é bom ficar a alma sem conhecimento, peca aquele que se apressa com seus pés).

·         *Falta de bom senso ou insensatez – Existem muitas pessoas que embora tendo conhecimento do perigo, entram e pagam um alto preço. ("Provérbios 1 : 32 - Porque o erro dos simples os matará, e o desvario dos insensatos os destruirá."  ) (Pv. 22:3 - O avisado vê o mal, e esconde-se; mas os simples passam e sofrem a pena .)
            Existem muitas outras “razões” que acabam induzindo as pessoas a enveredarem por caminhos errantes.
Caminhos que descem podem ser conotados como o caminho que leva ao bar, ao boteco, a casa da amante, a boca de fumo, a lugares escusos.
Mas existem caminhos que levam a lugares aparentemente bons, só que não era para aquela pessoa estar naquele lugar, naquela hora...
Devemos ouvir a Deus, ler a palavra, ouvir conselhos de pessoas idôneas, e até mesmo a chamada VOZ DA RAZÃO pode ser uma diretriz correta a ser seguida.




Um comentário:

  1. Uma boa história, que nos trás boas lições, a caridade não está naquilo que temos ou possuirmos, nem no nosso cargo, as diferenças causadas pela insensatez leva ao desvio de criar um bom ambiente tanto material como espiritual.
    Paz de Jesus.
    António.

    ResponderExcluir