Testemunho

Cada dia, Cada vitória: Esse é o grito de guerra dos grupos de apoio do projeto restauração, há 13 anos trabalhando comrecuperação e prevenção à dependência química e outras patologias sociais no maranhão. porque ali temos aprendido que a nossa vitória é uma conquista diária e perseverante que exige de nós a cada dia uma disposição renovada para uma nova batalha. E isso é fato, pois ali tratamos com pessoas que chegaram ao fundo do poço, assim como eu, de modo sorrateiro, aos poucos. Agora imagine, se pra descer foi aos poucos,e prá subir então é preciso mais calma e paciência ainda. em cada caso há todo um histórico muita vezes até hereditário, genético, por assim dizer: nada começa do nada, tudo tem uma raiz seja ela boa ou ruim. estarei gradativamente neste blog, em capítulos, contando a minha história, com a espectativa de servir mde ânimo e encorajamento para muitos, não só que tem o problema em si, mas que de alguma forma lidam com o problema; na família, na igreja, no seu círculo de relacionamentos, enfim, de algum modo. você que começa a companhar esse relato lembre-se daquela pessoa que tem se dado por derrotada e se entregado a desgraça e a convide para esse blog.tenho certeza que a sua contribuição será de extrema importancia para a vida dessa pessoa e de quantas puderem te acesso a esse investimento. Eu hoje me encontro diante de um notebook, cominternet e tudo, no conforto de uma casa otima e tudo mais, mas há alguns poucos anos atrás me encontrava apenas com a pouca roupa do corpo, morando literalmente nas ruas, entregue às drogas e às consequencias da exclusão social e pelo abandono familiar, mas pense que hoje mesnpmo existem milhares nessas mesmas condições ou até mesmo pior, e precisam apenas de uma oportunidade para darem a volta por cima.
PARTE I
Sempre digo e insisto em afirmar que o uso de drogas, a dependência quimíca, é um efeito ou consequencia que, uma vez instalada certamente se tornará uma causa para outros males. Ninguem se torna um dependente por acaso ou por escolha consciente, falo tornar-se dependente, porque usar drogas esporádicamente não caracteriza de forma alguma dependência química. È como o peixe que deseja naturalmente comer a isca, mas nunca ficar fisgado no anzol.
E qual é o desejo, a fome que leva alguem a morder a isca das drogas? Posso afirmar com propriedade, e que me perdoem os "legalistas" e "moralistas"de plantão, que é o desejo de mudar algo uma das mais fortes causas que leva alguem a experimentar o uso de drogas. E me perdoem mais uma vez, mas pouquissímas pessoas que nunca usaram drogas conseguem compreender isso. Não que todas essas coisas sirvam como justificativas, mas como meio de ajudar e prevenir novos casos. A incidencia aumenta porque a sociedade, a familía, a igreja, a escola e até o governo não assumem seus papeis com responsabilidade no que diz respeito ao assunto, uns por falta de conhecomento, outros por descaso, outros por não se sentirem "atingidos" pelo problema. Tem muita gente querendo usar drogas, e para esses tem um traficante em cada esquina, mas tem muita gente querendo parar, e onde está a ajuda para essa demanda? Os remanescentes que conseguem sair do poço, como no meu caso, passam a vida toda arcando com algumas consequencias. muitos aplaudem, mas são poucos os que abraçam.
e se não houver determonação pessoal acabam voltando para um poça mais profundo que o primeiro. Deixo aqui meu apelo a você: sempre que puder contribua de alguma forma com o trabalho recuperacional, seja onde for, na sua cidade, mas faça algo porque o futuro da nossa nação (e da terra) está correndo um sério risco. Ajude a combater o problema antes mesmo que ele lhe atinja. Faça diferente e vc. verá a diferença acontecendo na sua vida.
PARTE II
Fico preocupado ao ver pessoas iniciantes nos vícios do álcool, fumo e drogas dizerem disparates como: bebo socialmente, fumo por esporte, paro quando quiser, ninguém me obriga, uso quando quero e assim por diante, pois sei que isso são apenas justificativas vazias que não têm nada a ver coma realidade. São como crianças brincando com uma arma perigosa, não fazem a mínima idéia da cilada em que estão caindo sutilmente. Só pra ilustrar, conheci um homem com o qual muitas vezes bebemos juntos. O mesmo na época com cinquenta anos de idade, parecia ter setenta ou mais, devido a degeneração causada pelo álcool. Ele começou tomando uma "cervejinha" ao chegar do trabalho aos finais de semana, depois passou a tomar sua gelada todos os dias, mais tarde passou a consumir cachaça pura, foi afastado do serviço público impossibilitado de trabalhar, vindo a falecer, mas sempre afirmando que não era alcoolatra e que quando quisesse parava de beber. A sua esposa afirma que a maior causa da sua morte foram as tantas vezes que caiu e bateu com a cabeça. Talvez ela tenha razão, mas isso não isenta o álcool da principal causa da sua morte, pois o mesmo não se alimentava mais e isso contribuia para seus constantes tombos. Morreu aos cinquenta e cinco anos, mas já era um cadáver ambulante, destruído física e emocionalmente, deixando uma esposa, dois filhos maravilhosos, estudiosos, trabalhadores, menos mal para a mãe, que não ter que ver a história do marido se repetir na vida dos filhos. Assim esperamos. Eu também me iniciei com essa concepção de que era só um tempo. que a coisa estava sob controle, mas na hora de dar a volta por cima é que fui ver que palavras não são o suficiente para reverter um quadro desastroso como esses. É preciso muito mais do que palavras vazias, é preciso ajuda de dentro, de fora e do alto. Sem essas três coisas ainda não conheci ninguém que tenha superado o gigante do vício das drogas.
Ajuda de dentro: estar disposto a ajudar a si mesmo, ser radical e usar de todos os meios para não desistir. Isso se aprende praticando. Se ficarmos como Raul Seixas sentado, com a boca escancarada cheia de dentes esperando a morte chegar, vamos acabar que nem ele, mortinhos da silva.
Ajuda de fora: Procurar pessoas com uma certa experiência e que possam acrescentar ânimo e disposição nos momentos de crise. Pessoas que antes de tudo tenham um coração voltado para o próximo. E vou dizer um segredo: alguém que tem amor pelo pelo próximo é muito mais eficiente do que qualquer profissional limitado pelo sistema.
Ajuda do alto: Essa é a mais importante, mas a menos valorizada, por isso o remanescente vitorioso é bem reduzido. As pessoas têm confundido Deus com religião, então acabam perdendo a grande oportunidade de serem verdadeiramente livres. Indo pra Deus, ele mesmo se encarregará de tirar todo empecilho para uma vida plena. As pessoas querem se livrar das drogas,mas não do pecado. O drogado é corpo de drogado e alma de drogado, se o corpo para de consumir mas a alma continua sendo de um drogado, a qualquer momento ele começa novamente. por isso é necessário que haja uma transformação em primeiro lugar; interiormente, para que haja uma certa solidez no tratamento. Não acredito em tratamentos que cuidam apenas do corpo, do físico, deixando boa parte do ser a mercê do mal. No tratamento abrangente emocional, físico, espiritual já são difíceis os resultados, imagine pela metade, visando apenas a dependência física ou física e psicológica, sem envolver o espiritual. Afirmo assim porque tenho visto o resultado comigo e com muitos outros ao meu redor, pois eu não fui um consumidor esporádico de drogas como álcool, maconha, derivados de cocaína, anti-distônicos, cigarros e outros. Foram trinta anos ingressando progressivamente nas mais variadas modalidades de drogadição. Para a medicina eu hoje seria um homem morto, levando em conta meu histórico detalhado. Mas estou vivo como nunca estive antes em minha vida, sem medicação controlada, sem sessões de psiquiatria e outras coisas que seriam "normais" no meu caso. Então posso dizer que é possível sim, basta partir pra luta. passe isso pra quem precisar.